9 Razões pelas quais não estás a conseguir emagrecer
Quando iniciamos um processo de emagrecimento, parece relativamente simples ao início, afinal é só ingerir menos calorias do que as que consumimos e os resultados irão aparecer, certo?
Só que passado algum tempo começa a ser um processo cada vez mais lento, ou atingimos um plateau, de onde parecemos não conseguir sair, e isso acaba por nos desanimar.
Ficam aqui algumas razões que podem estar a tornar o teu processo de emagrecimento mais difícil:
- Não dormes o suficiente
Durante o sono são libertadas hormonas cuja função é regular o nosso metabolismo, o que vai ajudar a queimar calorias mais rápido e diminuir o acúmulo de gordura. Quando dormimos pouco o cansaço que sentimos durante o dia inibe a queima de calorias e aumenta o nível de cortisol, o que faz com que acumulemos mais gordura.
- Não consomes fibra suficiente
Alimentos ricos em fibra levam mais tempo a mastigar e ajudam a uma maior sensação de saciedade.
A fibra, em quantidade suficiente, faz com que o açúcar entre na corrente sanguínea mais lentamente, o que ajuda a evitar picos de insulina e a retardar a absorção do mesmo.
Ajuda, como todos sabemos, a manter o sistema digestivo em bom funcionamento o que irá ajudar num processo de perda de peso.
- Não estás a hidratar suficiente
Uma boa hidratação ajuda a queimar calorias mais rapidamente, uma vez que ajuda ao correcto funcionamento de vários processos importantes para o emagrecimento como o funcionamento do intestino, digestão e hidratação das células
- Consomes gorduras saudáveis em excesso
Todos sabemos que o azeite faz bem à saúde, mas se usado de forma abusiva, acrescenta calorias em excesso à nossa alimentação (1 colher de sopa tem cerca de 120 calorias). Quem fala no azeite, fala no consumo de outras gorduras saudáveis que não estão isentas de calorias, por isso é aconselhável ser moderado na quantidade que usas para temperar a salada ou para cozinhar.
- Não consomes proteína suficiente
A proteína é sem dúvida uma aliada muito importante no emagrecimento, uma vez que aumenta a sensação de saciedade e reduz o consumo de calorias. Ajuda também a regular o metabolismo, o que é perfeito para perder peso e evitar o efeito io-io.
- Fazes muito cardio e pouca musculação
Quanto mais massa muscular tiveres mais calorias vais queimar em repouso, pelo que fazer musculação é muito importante para ajudar a perder massa gorda, sem perder massa muscular, e assim evitar desacelerações metabólicas, que no futuro poderão fazer com que voltes a ganhar massa gorda.
- Comes uma grande quantidade de comida saudável rica em calorias
Há alimentos saudáveis mas muito ricos em calorias e como num processo de emagrecimento é importante controlar as calorias que fingers, é preciso respeitar as quantidades recomendadas dos mesmos, para não introduzir calorias em excesso, que serão armazenadas sob a forma de gordura.
Alguns exemplos são: abacate, frutos secos, batata doce, azeite e óleo de côco, queijos brancos.
- Não sabes quantas calorias ingeres por dia
Estudos demonstram que temos tendência para subestimar as calorias que ingerimos no dia a dia, de forma significativa. Assim, é aconselhável teres um diário alimentar e perceberes onde podes estar a ingerir calorias em excesso.
- Comes demasiada comida processada e/ou ingeres demasiado açúcar
Está na origem da sensação de fome que surge com os picos de insulina no sangue e que nos leva a ter ataques de fome, onde se come tudo o que aparece à frente.