Contacte-me para mais informações e/ou marcações.

912 208 685
info@carlasantos.com.pt

Blog

Como reforçar o sistema imunitário de um modo natural

Nesta fase de isolamento, em que passamos mais tempo em casa, é fácil perdermos rotinas e esquecermo-nos de cuidar de nós e, em especial, do nosso sistema imunitário. E, mais do que nunca, precisamos de um sistema imunitário forte para fazer face a possíveis doenças.

Por isso, como podemos fazer para fortalecer o nosso sistema imunitário naturalmente?

 

ALIMENTAÇÃO
A alimentação é uma das estratégias que podem fazer toda a diferença, e, para tal, devemos privilegiar alimentos de verdade, ou seja, devemos evitar os alimentos processados, os açúcares e as gorduras trans.
Devemos apostar numa alimentação rica em hortofrutícolas, que nos facultam uma grande variedade de vitaminas, minerais e fitoquímicos, que, por sua vez, ajudam a conseguir um sistema imunitário equilibrado.
Manga, cenoura, abóbora, brócolos, couve, tomate, frutas vermelhas, são alimentos que activam o sistema imunitário.
Kiwis, morangos, citrinos, e vegetais verde escuros, são ricos em vitamina C, que para além do seu poder antioxidante, promovem uma maior resistência contra infecções respiratórias e gripes.
Abacate, frutos oleaginosos e gema de ovo melhoram a resposta imunitária.
Peixes, carnes, aves, nozes ou leguminosas são ricos em zinco que afectam uma série de aspectos do sistema imunitário, desde a pelo até à acção dos glóbulos brancos.
Presentes nos peixes gordos (sardinha, cavala, arenque e salmão selvagem, etc.), as gorduras ómega 3 são anti-inflamatórias e fundamentais para um sistema imunitário fortalecido.

 

EXERCÍCIO
Os benefícios do exercício físico regular incidem directamente sobre o sistema imunitário. O exercício regular melhora a saúde cardiovascular, reduz a pressão arterial, ajuda no controle do peso corporal e protege-nos contra muitas doenças.
No entanto, se estiveres a ficar doente, um treino de alta intensidade não é uma boa opção, pois é um tipo de treino que obriga o organismo a um grande esforço para recuperar, num momento em que toda a energia é necessária para combater a doença.
Se for este o teu caso, escolhe exercícios mais leves, como uma caminhada ou alguns exercícios de ioga ou pilates.

 

APANHAR SOL
A maioria das pessoas tem níveis baixos de vitamina D, especialmente no inverno. Uma exposição solar moderada é a melhor forma de obter os níveis de vitamina D adequados.
As melhores fontes alimentares de vitamina D são: gema de ovo, peixes gordos, vísceras de animais e alguns cogumelos. Mas, é preciso ter em atenção que, no inverno, é difícil obter a quantidade suficiente de vitamina D exclusivamente a partir de fontes alimentares, logo, é necessário fazer uma suplementação.
No que se refere aos suplementos de Vitamina D, devemos ter em atenção a sua fonte: D2 e D3. Apesar de no nosso organismo ambas se converterem em vitamina D ativa, a vitamina D3 é três vezes mais potente no processo de conversão, sendo por isso a forma mais indicada para suplementação.

 

PROBIÓTICOS
70% do nosso sistema imunitário está no nosso intestino, e a boa saúde das bactérias benéficas que lá vivem é fundamental, para que estejamos protegidos contra doenças e microrganismos patogénicos.
O chá kombucha e kefir são duas boas formas de ingerir probióticos.
Outra forma de obter os seus probióticos é através da suplementação.

 

REDUZIR OS NÍVEIS DE STRESS
O stress afeta o funcionamento do sistema imunitário, tornando o organismo mais sensível ao desenvolvimento de várias doenças. Para ajudar a combater o stress, podemos utilize métodos de relaxamento como, meditação, exercícios de respiração, ioga, tai chi e manter contato com a natureza sempre que possível.

Sorry, the comment form is closed at this time.