COMO SE MANTER MOTIVADO PARA TREINAR
Nem todos temos a mesma motivação para a prática de actividade física, mas ficam algumas dicas que podem ajudar aqueles que têm uma maior dificuldade em iniciar ou retomar a prática desportiva, ou até para aqueles dias em que é mais difícil sair de casa para treinar
- Arranje forma de se divertir a treinar.
Escolha uma aula ou um tipo de treino que goste e que o ajude a distrair-se do dia a dia, enquanto se exercita e fica em forma
- Comece devagar
Se estiver a iniciar a prática de actividade física, a regressar após um período de inactividade ou até mesmo se estiver naqueles dias em que apenas não lhe apetece muito treinar, vá passo a passo. Decida que vai fazer 20m de uma aula ou de uma rotina de exercício que goste e se no fim desses 20m ainda estiver com vontade de parar, pare e vá fazer outra coisa qualquer que goste. Amanhã pode sempre juntar mais 5m aos 20 do dia anterior. Se calhar até fica surpreendido e nem lhe apetece parar ao fim dos 20m.
- Experimente várias aulas, vários desportos, vários treinos diferentes
Em vez de descartar logo uma aula ou as máquinas da musculação porque acha que não vai gostar, experimente e surpreenda-se com o que pode vir a gostar de fazer num ginásio ou outdoor.
- Treine com um(a) amigo(a)
Treinar na companhia de alguém de quem gostamos dá-nos uma motivação acrescida para os dias mais difíceis.
- Torne-o pessoal
Em vez de procurar corresponder às expectativas de outra pessoa ou da sociedade, encontre a sua razão verdadeira para treinar e verá que a motivação para continuar é muito maior. O que importa é o que você deseja e os resultados que procura alcançar.