Contacte-me para mais informações e/ou marcações.

912 208 685
info@carlasantos.com.pt

Blog

Pilares do envelhecimento saudável

Podemos dizer que não existe uma fórmula mágica para não envelhecer. É algo natural e deve ser encarado como um privilégio que nem todos terão, infelizmente.

Importante é perceber que podemos envelhecer de forma saudável, mantendo a qualidade de vida, e que fazê-lo assenta, sobretudo, em 5 pilares, que se intersectam e estão todos relacionados com um conceito que se resume a adoptar e manter hábitos de vida saudáveis.

  1. Dieta e nutrição

Embora seja algo já debatido, nunca é demais relembrar a importância de uma boa alimentação, com ênfase no equilíbrio, qualidade e variedade, ou seja, não comer em demasia, nem entrar em privação com dietas altamente restritivas, estar atento à qualidade dos alimentos que ingerimos, evitando os muitos processados a altamente industrializados e procurando variar nas escolhas alimentares.

  1. Controlo dos níveis de stress

A saúde emocional é muito importante para uma vida saudável, em todas as etapas de nossa vida, mas assume especial importância quando somos mais velhos.. Principalmente, após a reforma torna-se importante manter certas rotinas diárias, bons hábitos de atividade física, uma boa higiene mental, através de uma atitude positiva, que nos permitirá fazer boas escolhas perante situações difíceis e  procurar manter relações estreitas com a nossa família e amigos. Isso irá permitir viver esta etapa da nossa vida com menor stress, o que terá um impacto muito positivo no nosso bem-estar.

  1. Actividade Física

A nossa genética  foi selecionada com base na atividade física, da qual precisávamos para a caça, a agricultura e logo para a possibilidade de alimentação e sobrevivência.

O sedentarismo, que vai crescendo na sociedade atual, é altamente prejudicial para a nossa saúde e por isso não contribui para um envelhecimento saudável.

Neste pilar são importantes, não só os exercícios aeróbicos, como corrida, caminhada, natação, etc, como também os de fortalecimento muscular, desde que praticados num ambiente seguro e com o devido acompanhamento e aconselhamento.

  1. Suplementos alimentares

Uma suplementação de qualidade, ajustada às necessidades individuais, ajudará a colmatar, eventuais, défices na densidade e qualidade nutricional da alimentação, bem como  ser uma aliada na diminuição de alguns sintomas e queixas associadas a défices vitamínicos ou outros relacionados com a nutrição.

  1. Reposição hormonal

Desde que devidamente aconselhada e acompanhada por um médico, pode aliviar os efeitos menos agradáveis do envelhecimento, ao ajudar a regular a forma como  as hormonas ou a diminuição de produção das mesmas , influencia o nosso bem-estar, as nossas funções diárias e o nosso lado emocional.

Sorry, the comment form is closed at this time.