Contacte-me para mais informações e/ou marcações.

912 208 685
info@carlasantos.com.pt

Blog

Como maximizar a perda de gordura

Não é novidade que, a dada altura da sua vida, uma grande fatia da população, dos países desenvolvidos, se vai debater  com problemas de excesso de peso e vai procurar uma forma de baixar esse peso.

Num estudo feito com 100 pessoas, conclui-se que:

  • Só 20 conseguiram, realmente perder peso 
  • Só  4 pessoas conseguiram manter  o peso perdido

Ora, com uma taxa de sucesso de apenas 4%, é importante perceber qual a estratégia a adotar para conseguir atingir o objectivo pretendido.

Uma dieta de restrição calórica, por si só, não é sustentável no tempo. Assim o exercício físico desempenha um papel fulcral na perda de gordura. 

88% das pessoas que tiveram sucesso na perda de peso, de forma sustentada, praticavam actividade física. Se acompanhados por um profissional , tiveram 50% mais resultados  do que sozinhos.

Porque é que é importante este acompanhamento? Porque é normal que existam alguns erros ou mitos, relacionados com a melhor forma de queimar gordura, que podem ser corrigidos com a ajuda de um personal trainer.

Por exemplo:

47% das pessoas, subestimam a ingestão calórica diária 

51% superestimam o gasto calórico, com o exercício físico.

Ora, se eu acho que ingiro  menos calorias do que as que realmente ingiro e que até  queijo mais, na prática de exercício físico, do que aquilo que realmente queimo , qual o resultado prático disto? Se calhar não vou conseguir perder peso como gostaria.

Outro erro  é confundir perda de gordura com perda de peso. O que eu procuro é perder massa gorda e manter , ou aumentar a minha massa magra, ou apenas quero perder peso, mesmo que isso implique perder massa magra também?

É  que se a minha estratégia é perder peso, seja à  custa de queimar gordura ou perder massa magra, a médio/longo prazo essa estratégia vai deixar de ser sustentável porque, quanto menor a massa muscular, mais  baixo o meu metabolismo de repouso, o que me vai obrigar a uma restrição calórica cada vez maior, o que não é saudável, nem sustentável.

Assim, quando se pretende perder gordura e manter ou melhorar  a saúde, é importante perceber que a musculação é um dos nossos melhores aliados.

Quando perco gordura, privilegiando o treino de musculação, consigo manter o balanço calórico negativo, ao aumentar a minha taxa  metabólica de repouso. Melhore também  a minha saúde como um todo, a funcionalidade do meu.corpo e  o meu humor.

E  o cardio não ajuda? Claro que ajuda. Mais uma vez falamos de estratégia. Qual a melhor estratégia para atingir  os meus objectivos de perda de gordura, de forma sustentável e saudável? Privilegiar o treino de musculação e associar um pouco de cardio, que pode ser treino HIIT, corrida em Sprint, corrida da linha duração. Aquilo que me der mais prazer, o que também faz parte de uma estratégia correcta de perda de gordura, saber escolher as actividades físicas que me fazem sentir  melhor e que vou conseguir sustentar durante mais tempo.

Aliado a isto deve estar uma alimentação saudável , um estilo de vida  saudável, com boas horas de sono, que em conjunto vão contribuir para uma boa regulação hormonal, o que nos vai ajudar neste objectivo.

Sorry, the comment form is closed at this time.