
Queres perder peso e ganhar alguma definição muscular?
O processo de perda de peso (ou seja, queimar massa gorda) vs o de ter um corpo tonificado, com definição muscular (não confundir com hipertrofia), mais forte e mais saudável, são diferentes, mas podem e devem andar lado a lado.
Ficam aqui algumas orientações para te ajudar no mesmo:
- Regista as tuas medidas periodicamente, cria um registo dos teus treinos, toma nota das tuas reações fisiológicas e emocionais (podes usar um gadget para te ajudar a ter uma maior consciência do teu batimento cardíaco, tensão arterial, qualidade de sono, etc).
- Não te fixes muito num número na balança. Registar as medidas, ver como te assenta a roupa, vestir um número abaixo do habitual e teres mais energia, são indicadores mais fidedignos de que estás no caminho certo do que a balança.
- Presta muita atenção ao que comes. Deves alimentar o teu corpo através de uma nutrição correcta, em vez de privá-lo de alimentos. Assim vais ser mais saudável e ter mais massa muscular e menos massa gorda.
- Foca-te no treino de força. Quanto mais massa muscular tiveres, mais acelerado será o teu metabolismo.
- O cardio é importante mas não deve ser a tua maior preocupação, a não ser que te estejas a preparar para alguma prova, e não deve levar-te a uma exaustão tal que, no fim, sintas um incremento de apetite muito elevado.
- Come hidratos. Dão-te energia para o treino e ajudam na recuperação pós-treino
- Não leves muito a sério o “dia da batota”. Todo o trabalho de uma semana pode ser deitado a perder, num só dia. Se precisas mesmo de ter um dia mais aliviado na tua alimentação, tenta pensar em ciclo calórico, onde podes alternar entre dias com maior ingestão calórica e menor ingestão calórica. Isto vai fazer com que tenhas maior atenção à tua ingestão alimentar e permite-te manter o foco.